domingo, 26 de fevereiro de 2012

O prazer que salta aos ouvidos


Quem já me conhece sabe que qualquer coisa que esteja relacionada à minha vida tem de estar de alguma forma sob influência de um de meus hobbys prediletos: a música. E não poderia deixar de ser diferente aqui neste blog, ainda mais pelo fato de estarmos tratando de assuntos que dizem respeito a bem-estar, felicidade, prazer...e quem, neste universo, não consegue relacionar esse tema aos substantivos por mim descritos? Impossível!
Dissertar, falar, discutir, narrar e/ou demonstrar algo ligado à música requer muito "pano pra manga"...e no decorrer de minha infindável sobrevida, aqui e acolá (há controvérsias...mas não vamos discutir sobre isso...), serei um "alfaiate" das notas musicais.
Independentemene de gosto musical, quero abordar os benefícios que um conjunto de notas harmonicamente (ou não...) constituídas pode trazer ao ser humano, quando bem aproveitadas e digeridas (isso mesmo. Você tem que saber ouvir música...saboreá-la, com todos os temperos disponíveis em seu menu).
Sou um ser eclético no que diz respeito ao ato de se ouvir um som projetado para tal, no entanto primo pela qualidade do trabalho a ser degustado (apesar de ser divergente a opinião de algumas pessoas quando se tenta classificar o que é bom ou ruim em termos de qualidade. Tenho minhas próprias teorias a respeito...vocês a conhecerão posteriormente). 
O uso da música no dia-a-dia pode ser categorizada de acordo com o objetivo do ouvinte em sua utilização, sendo um deles o principal que motivou o compositor e executor de uma determinada obra musical: a apreciação da música em si. Para isso, há a necessidade por parte do audiente de uma dedicação única e exclusiva à composição a ser ouvida, pois qualquer interferência pode tirar o gosto do "prato" sonoro (seria como se colocassem água no seu prato de lasanha...).
Dica: ouça suas músicas durante a noite, pois o clima a ser criado é outro. Esvazie totalmente sua mente (rimou até...) e se deixe levar pelos sons saídos do seu fone de ouvido (exato. O melhor recurso para deleitar-se com suas canções é este, pois, além de não dar motivos aos seus vizinhos para reclamações, faz com que você não perca nenhum detalhe do que está ouvindo...e esses detalhes é que fazem a diferença quando se quer aproveitar ao máximo o trabalho do artista). Perceba cada nota de cada instrumento tocado pelos músicos (e não apenas a voz de quem canta...prática comum entre muita gente), pois tudo o que foi criado é importante...é o que cria a harmonia sonora como um todo.
Para fins de exercício, posto aqui uma canção belíssima de uma banda de rock progressivo chamada Renaissance (sou adepto ao rock, jazz, MPB, funk - mas que fique claro que é o funk legítimo, originado das *jams sessions americanas em meados dos anos 60 -, clássico, folk, pop, entre outros...mas inicio com o gênero que mais me influenciou, desde a infância). A música Bound for Infinity é de seu 3º disco, Prologue. Deliciem-se com a bela harmonização dos instrumentos e a voz angelical de Annie Haslam e aí depois me informem se eles não lhe fizeram bem de alguma forma.







* Jam session trata-se de uma reunião de músicos que tocam de forma improvisada em bares ou ensaios, durante a criação de uma música, por exemplo.

4 comentários:

Mônica Barros disse...

Meu filho tem um amigo q agora é gótico e adora "visitar" cemitérios à noite.Comprei de presente de natal pro Erik um mp4 show de bola q cabem 900 musicas e + uma infinidade de videos.Então ele recheou c/ seus sons preferidos q mistura mto hard rock e pop (colocou até Roxette q adoraaaava qdo era pequenino).O amigo dele pediu pra ouvir um pouco e logo depois devolveu dizendo:poxa cara vc misturou um monte de gêneros musicais,eu "ñ posso" ouvir isso eu sou metaleiro dos fodão mesmo.Meu filho (lindo,maravilhoso e c/ meu dna)respondeu:coitado de vc q é escravo de um ritmo só,eu curto o q agrada meus ouvidos,seja lá o q for(meu garoto!!!)e como é bom qdo uma canção agrada aos nossos ouvidos,é um prazer orgásmico..inenarrável,vc presta atenção à cada detalhe.Qto a canção do Renaissance,eu só conhecia a maravilhosa Let it Grow,a voz é angelical mesmo,adorei!!!

Dorta disse...

Bela história...fazer o que, né? Tem gente que só descobre a vida depois de ter perdido muito dela...e algumas, infelizmente, nem chegam a ter essa ciência (tem muito "cabeça dura" no mundo!). Ainda bem que o DNA auxilia...parabéns ao Erik!

Mônica Barros disse...

Domingo,eu acordei c/ vontade de ouvir akeles sambas dos anos 70/80,fiz até um cd pra minha mãe c/ musicas dos Originais do Samba,Roberto Ribeiro,Athaufo Jr.E meu sobrinho até perguntou se eu estava bem.Claro q sim,são belas musicas e o ritmo não importa.Ouço Luiz Gonzaga c/ o maior prazer do mundo,Jackson do Pandeiro,enfim.O importante é ser tocada,é sentir o mesmo prazer qdo a gente come um delicioso chocolate.Qdo eu to na TPM,eu vou de Enya,fecho os olhos,coloco um fone e mergulho pra dentro do meu ser.Eu sempre digo ao Erik pra nunca se intimidar qdo alguém diz q o q vc ouve é isso ou akilo...o q importa é VC gostar do q ouve.Ouvir p/ o seu prazer e ñ dos outros.

Dorta disse...

É isso aí. Uma coisa que ninguém pode tirar de nós é o sentimento...podem falar o que for, mas se algo nos dá prazer, não é a opinião de alguém que queira até nos tirá-lo que irá mudar isso. Portanto, temos que aproveitar todos esses momentos.

Postar um comentário