quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O toque da felicidade


Como já foi dito (digo, escrito) anteriormente neste blog, o ser humano foi feito para viver em sociedade, em contato com outros seres humanos e essa interação deve ocorrer utilizando-se de todos os sentidos que Deus nos presenteou (e somente esta afirmação merece diariamente um ato de gratidão incondicional - digo isto, pois uso óculos já há alguns anos e de forma alguma tenho o direito de reclamar deles, não obstante aos inúmeros incômodos que nós usuários desse "segundo olho" temos no dia-a-dia, pois um dos maiores dons que possuímos é poder enxergar, mesmo com esse adereço obrigatório que carrego junto à face), pois eles possuem uma importância muito grande nessa sociabilização, sem exceção.
Um dos sentidos igualmente importante do homem é o tato, contudo este em particular merece uma atenção maior de nossa parte, pois, apesar de ele ser característico de um de nossos membros, a mão - com enfoque em nossos dedos -, seu objetivo também é atingido - não na mesma proporção, mas dentro de um mesmo contexto - por outras partes do corpo (sem querer dar um caráter erótico à idéia...mas, logicamente, também está inserido no foco do assunto), pois sentimos as coisas do mundo com toda a nossa estrutura física. Quando cumprimentamos alguém, trocamos a energia com a pessoa somente pelas mãos (em se tratando da parte física logicamente, pois os demais sentidos já trabalham na mesma intensidade ou até mais), mas quando a abraçamos, todo o sentimento de percepção do outro se distribui quase que da cabeça aos pés, dependendo da proximidade do contato.
Isso é deveras prazeroso, pois, quando feito com sinceridade, demonstra o amor que há (e sempre poderá haver) entre casais, amigos, irmãos, filhos, pais e animais, com a reciprocidade inerente aos seres pensantes (não vá questionar sobre eu ter colocado os animais no grupo dos que pensam, pois essa visão atualmente mudou...podemos falar sobre isso depois...), em maior ou menor grau (de forma um pouco mais filosófica, podemos também ter essa interação com outros seres da natureza, porque não? Já abraçou alguma árvore em algum momento de sua vida? Nâo? Experimente).
Aproveitando-se desse mérito que temos de poder dar e receber afeto, alegria, consolo, amor, carinho, entre outros, somente pelo contato com nosso semelhante, enfatizo que há a possibilidade de darmos muito mais para o próximo, com um simples gesto: mais saúde. E a maneira de se colocar isso em prática é por meio de um costume que há milênios se experimenta entre os povos: a massagem.
Hipócrates (imagem logo abaixo), considerado como o pai da medicina, o qual desmistificou a idéia de que as doenças eram causadas por Deuses que se vingavam dos humanos, deixou dezenas de escritos e, dentre eles, está a afirmação que diz: "Para se gozar de boa saúde, é preciso tomar um banho perfumado e fazer uma massagem com óleos todos os dias". Sábias palavras de quem viveu há centenas de anos antes de Cristo.




Posteriormente, darei dicas de como fazer uma massagem simples, mas gratificante, ao seu semelhante (não sou um massoterapeuta profissional, pois não trabalho diretamente com isso - apesar de possuir certificado de curso de massagem bioenergética -, mas esporadicamente posso realizar sessões de massagens em domicílio, para pessoas indicadas por amigos - basta deixar sua intenção no campo "comentários" desta postagem) e verá, caso você ainda não tenha passado por essa experiência, o quão estimulante e benéfica é essa prática. 
Para que sua vida obtenha um ganho em termos de qualidade, bastam poucos minutos por dia - 15 min já traz algum efeito - de toques relaxantes pelo corpo (você pode também se auto-massagear, caso não haja ninguém para fazê-lo, apesar de que o ideal é que outra pessoa a faça, para que a sensação de relaxamento seja completa). O importante é usar as mãos de forma nem muito delicada, nem grotesca - para não machucar -, pinçando as partes do corpo com a junção do polegar e o restante dos dedos, como se estivesse preparando uma massa para um bolo ou fazendo movimentos circulares com a palma das duas mãos abertas. De qualquer forma, o toque carinhoso no corpo de outra pessoa, independentemente da utilização de técnicas específicas da massoterapia, pode com certeza trazer benefícios ao ser humano e, consequentemente, fazê-lo mais feliz.   

3 comentários:

Mônica Barros disse...

ah então c/ certeza o pqno Nicolas vai ganhar do papai uma shantala.Fiz mto isso c/ meu pqno Erik e ainda cantava musicas sussurradas.Nossa a carinha dele era de.."to no paraíso modeusu!!!"

Dorta disse...

Com certeza! E para eles - e para nós tb - é um momento maravilhoso esse contato.
O Erik - que de pequeno hj não tem nada - que o diga...rs.

Mônica Barros disse...

rsrsr,pow Dorta ele ja pequeno sim,eu juro.....

Postar um comentário