terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Tecnologia x Qualidade de Vida

Modernidade pode ser sinônimo de felicidade? 

Ter tudo à mão, não ter trabalho para colocar em prática muitas coisas do cotidiano, desburocratizar os processos do dia-a-dia...sonho de muita gente, não é mesmo? A tecnologia moderna está aí para facilitar a vida da humanidade certamente. Quem se lembra (e somente lembrará quem estiver próximo de minha faixa etária ou mais) dos momentos em que você tinha de se levantar a cada momento em que sentia vontade de mudar de canal para assistir outro programa televisivo? Ou daqueles dias gélidos, de clima característico da terra da garoa de outrora (sim, pra quem viveu os anos 70, sabe que Sampa ganhou esse apelido não foi à toa - há tempos não sei o que é andar de luva, cachecol, touca, duas camisas, três blusas, duas meias, fora o pijama por baixo de todo esse aparato...), quando você necessitava ligar para a casa de sua tia e a única opção que havia era o orelhão (com fichas, lógico) que ficava a alguns quarteirões de sua casa? Se fôssemos lembrar dos exemplos dos contrastes tecnológicos entre o passado e os dias atuais novamente o espaço não seria suficiente...
Reincidentemente, tocamos em um assunto polêmico, onde a diversidade de opiniões em relação à minha pergunta inicial com certeza deve imperar, no entanto, mesmo sem ouvir o que algumas pessoas têm a dizer a respeito, ouso em concluir que teríamos como resultado, caso fizéssemos uma enquete (posteriormente, prepararei um espaço neste blog para ouvi-los...isso será importante para o meu trabalho e é gratificante, saudável e proveitoso abrir espaço para outros seres pensantes explanarem sua visão de mundo), o surgimento de três tipos de posicionamento: os que são contra o avanço da tecnologia, os que são a favor e os que entendem - como este que vos escreve - que a modernidade tecnológica é salutar, desde que utilizada "com moderação". Acredito ser ponto passivo que tudo o que se consome demasiadamente pode trazer algum prejuízo ao ser humano, desde a alimentação até qualquer outra coisa utilizada para proveito próprio. Assim como o universo do qual fazemos parte, onde tudo se inter-relaciona entre si, afins ou não a outros seres, a vida do indivíduo tem de fluir de forma harmoniosa. Por isso, o excesso de situações cômodas, as quais são proporcionadas pelo avanço tecnológico, tem de ser recompensado de alguma outra maneira por atividades que o ser humano possa exercer em sua rotina diária (profissionalmente e/ou em sua vida pessoal). O homem foi feito para andar, se movimentar, se sociabilizar (com contato físico - olho no olho), portanto a perda que temos em termos físicos, por exemplo, ao se ter ao lado do sofá em que sentamos a cada noite o controle remoto, o celular (com o Android ou semelhantes), tem que ser compensado com a ida à padaria, à farmácia, ao banco a pé e, melhor ainda, com a caminhada diária de pelo menos 60 min (pode ser com o seu computador de bolso a tiracolo, com seus diversos Apps...eles são, inclusive, úteis em sua atividade física). Em suma, há como unir o útil ao agradável, sendo feliz, saudável e antenado (a) com as novidades tecnológicas do mercado.
Atualmente, várias marcas de automóveis, disponiveis para a classe média em geral, possuem ferramentas muito úteis que nos facilitam a vida - como o indicador sonoro de ré, que avisa quando da aproximação de um obstáculo (para os mais afortunados - não é o meu caso - há opções de carros que estacionam sozinho), no entanto não podemos ficar órfãos das facilidades que um veículo automotivo pode nos trazer, até porque o trânsito das grandes cidades conseguem retirar toda felicidade adquirida pelo seu "carrão zero", comprado com todo orgulho, mas muito sacrifício, quando utilizado rotineiramente (é a questão dos excessos). Alterne sua ida ao trabalho utilizando-se de transporte público (apesar de o nosso não ser o melhor dos melhores, mas - cá pra nós - também não é o pior: dê só uma olhada, no vídeo abaixo, neste exemplo de transporte na Índia).




Por fim, cabe aqui enfatizar que a modernização do mundo possui dupla "personalidade" (como no filme "O médico e o monstro"), de forma que você pode ter ao seu lado uma fada capaz de realizar todos os seus desejos, contudo essa realizadora de sonhos de sua infância tem a possibilidade de se transformar no "vampiro" que atormentou seus sonos também nessa fase de sua vida - quando assistia aos filmes do Conde Drácula nas noites de sextas - caso venha a se acomodar com tais facilidades.
Para que isso não ocorra, basta acompanhar de perto o fluxo do desenvolvimento global, mas - não se esqueça - vá correndo, pois é muito mais saudável.

Abaixo, segue um link para uma matéria, que inclusive aparece em um gadget no rodapé desta página (onde você tem acesso a notícias sobre diversos temas), que ilustra esta postagem. Nela, o Presidente da Google fala sobre o progresso da tecnologia.
   

O progresso da tecnologia

3 comentários:

Mônica Barros disse...

Eu acho legal sim a evolução do mundo.Mas algumas coisas me preocupam,o distanciamento entre as pessoas.Pois eu me lembro qdo eu era criança e ñ tínhamos telefone,o único jeito de saber como estava a família,era através de cartas ou indo fazer uma visita.E a gente chegava de surpresa,era uma festa danada,minhas tias faziam banquetes q pra uma criança era o melhor sonho de consumo.Hj em dia cara,só vejo minhas primas pelo face,mando um recadinho de vez em qdo e comento nas fotos q elas postam e vice versa.Outro dia coloquei uma foto da minha 1ª comunhão e perguntei a elas onde estava a foto delas (q foram feitas no mesmo dia),ninguém tinha,só eu.E foi um revival danado,eu tinha 10 anos,aí começamos a lembrar de como éramos felizes,pobres + felizes,s/ brinquedos (eu ate tinha + condições do q elas + ñ gostava de brinquedos),s/ din-din,bebíamos q-suco,acompanhado de pão de forma c/ patê de sardinha (vish!!) qdo tinha festinha de aniversário,tv a gente assistia c/ uma galera,mts sentados no chão pq o espaço ñ era la essas coisas.Mas deu uma saudade q doeu fundo e se eu tivesse mesmo a chance de pedir algo a uma fada,ou a um gênio da lâmpada,eu gostaria de voltar àqueles tempos em q nossa tv era de seletor.

Dorta disse...

Sua preocupação é coerente. Assim como vale o ditado "há males que vem pra bem", ocorre de a evolução trazer algum malefício à humanidade...por isso, sentimos saudades de coisas que atualmente não temos mais. Mas, nem tudo está perdido, hein?
Temos que, de alguma forma, revisitar os bons momentos que deixamos para trás - mesmo que com adaptações...se por acaso algo não conseguirmos reviver, resta-nos falar a respeito...o que tb é muito prazeroso.

Mônica Barros disse...

Engraçado q hj qdo encontro pessoas q fizeram parte do meu passado q por algum motivo (ou vários)o tempo se encarregou de mudar nossos rumos,os papos são sempre voltados ao passado.Falar do passado até mesmo através de uma webcam é mto prazeroso.Ouro dia postei uma musica do Doobie Brothers (Listen to the Music)q dançamos num natal la nos anos 70 (todos c/ akelas calças maravilhosas boca de sino q servia tbm de vassoura,pq levava toda a sujeira do chão).Minhas primas ficaram emocionadas c/ minha lembrança e todas foram unânimes em dizer noooooossa q saudade dakele tempo,qdo a gente dançava o gut-gut!!!Pois é,se ñ fosse pela tecnologia,eu ñ poderia ter mostrado o video à elas e talvez ficasse + difícil lembrar dakeles momentos.É,acho q se usada c/ moderação ñ tem problema não.....

Postar um comentário