segunda-feira, 5 de março de 2012

Dica de balada da boa: guitarra e voz do Grand Funk no Brasil


Dando continuidade ao assunto da última postagem, emendo com uma dica de show que haverá em São paulo do ex-guitarrista e vocalista da banda Grand Funk Railroad (trata-se deste cabeludo - pelo menos, em partes...- que está na foto de seu disco solo de 2006, onde além de tocar guitarra e cantar, toca também órgão, piano e percussão). A banda na qual tocou durante anos, desde 1968 até 1983, foi um dos grandes nomes do Hard Rock mundial, ganhando 10 discos de platina em toda sua carreira. Seu estilo blueseiro de tocar e sua voz aguda e poderosa podem lhe conferir, sem pestanejar, o título de ícone do rock - apesar de, aqui no Brasil, ele não ser tão cultuado quanto vários outros personagens da música.
Por isso, esta será a oportunidade de você que é apreciador de uma boa música e de uma energia sonora sem igual ter o privilégio de ver e ouvir essa "fera" das cordas (da guitarra e vocais).
O Grand Funk Railroad ficou mais conhecido na "terra brasilis" pelo seu grande sucesso fonográfico "Locomotion", música composta por Carole King, gravada em 1974 e lançada no disco intitulado "Shinin' On".
Curiosidade: um trecho da percussão da música "I'm so true" (sequenciador rítmico eletrônico), do disco da banda chamado "What's Funk" foi sampleado e gravado na música "Clumsy", da cantora pop, Fergie.

O GFR, apesar de ser uma banda essencialmente rock n' roll, teve em vários de seus trabalhos uma grande influência da Soul Music.

O guitarrista tocará em São Paulo, no dia 10/03, na Via Marquês, R. Urbano do Couto, 153-165 - Mooca, às 18:00h. Logo em seguida, fará shows também no Bar Opinião, em Porto Alegre (11/03) e no Music Hall, em Belo Horizonte (13/03).

Para quem ainda não o conhece, seguem abaixo duas postagens de sua antiga banda: "Locomotion", citada acima, e uma balada bem gostosa de se ouvir, "Bad Time". Detalhe para o segundo vídeo (para os saudosistas de plantão), onde o som sai de um toca-discos. Muito bacana. 
Reviver o passado (as coisas boas, logicamente) é sinônimo de felicidade! Aproveitem.


 
"Locomotion"

 "Bad Time"

10 comentários:

JCLDO disse...

Marcãoooooo!!!

Meu manero teu blog! Ótimas postagens, bjão irmão!

Julio Cesar

Obs.: Te mandei um convite para o msn como contato
@graphika.com.br

JCLDO disse...

Cara, eu não sei se ele havia te falado, o pai tbm tinha um blog

http://blogdodortaesporteclube.blogspot.com.br/

quando puder acessai, ele não deu continuidade na formatação e tal, mas do jeito dele, o conteúdo dos textos são show.

Bjão!

Julio Cesar

Dorta disse...

Ok, Júlio, valeu! Vou te add. Aí, poderemos bater um papo com mais tempo. E aí, como vc está? Espero que bem. Continue acessando o blog...já tenho novos textos para publicar.
Bjão.

Dorta disse...

Pois é, né irmão...ele tinha um grande futuro pela frente...eita homem ativo aquele!!! É de dar orgulho. Eu já havia acessado seu blog...realmente, ele levava jeito pra coisa...
Bjão!

Mônica Barros disse...

pootakeu...adorei o pequeno texto inicial cara.Me identifiquei c/ as paranóias q a gente cria qdo está grávida (qdo eu estava assim,falava pro Erik:Pow cara,te emprestei um pedacinho de mim e vc nem vai me deixar dormir..mal-agradecido!!)aí qdo vc pensa q vai tirar um cochilo phodastico,vem os pesadelos (q realmente parecem reais d+,ainda tenho as minhas dúvidas qto a isso).Com certeza vc vai me ver por aki fuçando nas suas coisas,pq sou su fã ha uns 4 anos por aí.bjs Dorta.

Mônica Barros disse...

ouvi Grand Funk essa semana mesmo..q coisa!!!só q a q eu menos ouço é a Locomotion,ouvi Gimme Shelter ,pq gosto dessa musica d+ e acho q até se o Calypso cantar vou gostar tbm (ou será q exagerei....bom,o Calypso ñ,+ outra banda de nivel)...q venham os dinossauros!!!

Dorta disse...

Valeu, menina!! Vc sabe da reciprocidade...Bjs.

Dorta disse...

rsrsrs...belo senso de humor...
o Grand Funk possui muitos clássicos, mas Locomotion marcou muito minha infância e postei-a mais pensando nas pessoas que por ventura não conhecessem a banda ou não ligassem o nome à música...só para ter aquele impacto: "poxa, são eles que tocam esse som???"...mas Gimme Shelter é uma versão de arrasar quarteirão...bela pedida.

Mônica Barros disse...

marcou a minha tbm,+ depois q vc descobre outros sons tão bons qto,vc acaba deixando de lado mesmo.Eu até disse isso pro meu amigo carioca o Ton,nós adoramos o labo B das bandas.Estamos sempre na contra-mão.Por ex.eu amo Metallica,isso ñ é segredo nem pro Nicolas se duvidar,mas ñ ponha pra tocar Nothing Else Matters pq eu vou coçar a cabeça no ato.Não é que eu não goste exatamente,mas sabe qdo vc liga o rádio a qualquer hora do dia e ouve a mesma música?Pois é,mto comercial,se duvidar essa música tocou até nas AMs.Então,eu adoro ir lááá naquelas que são pouco tocadas.Mas ñ faço por ser marrenta não,é simplesmente pq as gravadoras decidem (ou pelo menos decidiam)quais as musicas que seriam trabalhadas,as outras,só comprando o disco pra saber.E se vc ñ comprasse,nunca saberia que o melhor pode estar do lado B.

Dorta disse...

Tudo a ver o que vc disse. Tb tenho esse entendimento. E isso podemos levar tb para nossas vidas em outras áreas. Trata-se de buscar alternativas e criar oportunidades, o que nos abre um leque de possibilidades de sermos ainda mais felizes e com um toque de autenticidade, pois não ficamos a mercê daquilo que poucas pessoas nos direcionam. Isso cria uma limitação muito grande em nossas vidas e nos deixa pobres de conhecimento. Fujamos disso!
Falaremos mais sobre isso.

Postar um comentário