domingo, 28 de setembro de 2014

"Lado D" - Abrindo seus horizontes!

Reincidentemente e eternamente enquanto dure este blog abordarei assuntos relacionados a uma de minhas paixões, que é a música, pois como já citei anteriormente ela é sinônimo de felicidade, bem-estar, ocasionados por fortes emoções geradas durante o ato de ouvi-la e também, para alguns privilegiados, criá-la e/ou tocá-la.
Portanto, dando continuidade à "saga" musical deste que vos escreve, crio a partir de hoje uma coluna denominada "Lado D", a qual doravante e alternadamente aparecerá nestas telas.
Em consonância com o contexto do blog, considerando que todos têm o direito ao acesso a informações diversas e, no caso deste, a conteúdo positivo e agregador de valores, utilizo desta ferramenta para divulgar trabalhos musicais que considero, em minha simplista visão, de boa ou ótima qualidade (logicamente as controvérsias são inerentes, esperadas e bem-aceitas).
O objetivo aqui é basicamente compartilhar com outras pessoas obras de artistas que particularmente aprecio e que, em meus poucos momentos de relaxamento mental, me trazem satisfação por meio de suas audições. É óbvio que o aproveitamento desses trabalhos como uma prazerosa forma de lazer dependerá da maneira como eles serão assimilados e da particular característica cultural de cada um (ambiente em que nasceu, cresceu e seus costumes) e das experiências auditivas individuais anteriores, mas o mais importante de tudo é haver um desprendimento do paradigma de que somente uma determinada coisa é boa sem antes experimentar o que seja diferente, e ainda esta publicação terá como propósito mostrar o que raramente ou muito pouco se divulga em termos de música, ou seja, aqui, serão postadas músicas de artistas quase nada conhecidos e outras de astros consagrados, mas que não fazem/fizeram parte do playlist da maioria das mídias de divulgação de áudio.
Como a diversidade edifica a vida e o ecletismo sempre fez parte de minha rotina, em termos de estilo, os horizontes se abrirão em pistas onde tudo entrará na dança, pois, em meu mar de coleções musicais, flutuam discos que vão do Clássico ao Punk. 
Somente para ilustrar, historicamente, desde minha infância, tenho o hábito de ir atrás de novas audições musicais e ouvir trabalhos de músicos que não estão na relação dos seus greatest hits. Na época em que meu pai trazia da lojinha de discos da empresa em que trabalhava (Philips) aqueles compactos com duas ou quatro músicas, onde no lado A constavam os sucessos de determinado (a) cantor (a) e/ou banda, sempre me interessava em ouvir o que tinha no lado B daquele disco. Daí o nome desta coluna (Lado D), onde o D reflete o Desconhecido, o Diferente, o Destoante, o Divergente, entre outros.
Desta forma, a cada postagem, publicarei sugestões de audição de uma banda/músico desconhecido e de um trabalho não muito divulgado de um artista famoso. As músicas estarão hospedadas em um site de compartilhamento, as quais poderão ser acessadas por meio dos links anexados.

Espero que todos curtam!

Para começo de conversa, posto abaixo uma música de uma banda americana de Hard Rock setentista, chamada Bang, que possui um som em alguns momentos similar ao Black Sabbath. Gravou seu primeiro álbum em 1971, mas tem um trabalho lançado em 2004. É um Power-Trio (termo usado para bandas que possuem 3 integrantes, tocando geralmente baixo, bateria e guitarra) nervoso, formado por Frank Ferrara (vocal e baixo), Frank Glicken (guitarra) e Tony D'Lorio (bateria).
A música escolhida é a 2ª faixa de seu álbum de 1972, Mother, Bow To The King, denominada Humble.












Para a maioria das pessoas que curtem música pop em geral e estão na faixa dos 30 anos ou mais, acredito que tenham em sua lista de canções prediletas, no mínimo, uma música dos Beatles. No meu caso, não poderia deixar de ser esta banda uma das minhas preferidas, pois seus discos fizeram parte do meu desenvolvimento musical desde os primórdios de minha existência e os rapazes de Liverpool são sem dúvida uma das maiores influencias de milhares de músicos pelo mundo afora nas décadas seguintes à sua época. E realmente ninguém pode negar que eles mudaram a "cara" da música popular com seu estilo de compor e de comportamento. Não é à toa que o trabalho desses caras é lembrado até os dias atuais! Consequência disso é que a banda possui inúmeras músicas conhecidas do grande público, as quais estiveram nas "paradas de sucesso" em várias épocas diferentes. Mas até os Fab Four - como são chamados - também tiveram algumas faixas de seus discos que não despontaram como as demais, mas que possuem o mesmo nível de qualidade de seus maiores hits, ou até melhores, pois nem tudo que faz sucesso é sinônimo de excelência.
Por isso, neste post, sugiro aos que não são beatlemaníacos ou são, como eu, que escutem este rockaço do álbum Abbey Road, de 1969, que traz um Beatles mais pesado, com influências do Blues, uma levada de baixo do Paul muito interessante e a voz rasgada de John Lennon. Um viagem e tanto. Imperdível.


0 comentários:

Postar um comentário